(Short) Utilizando a documentação do Outsystems ⭕️ ao seu favor as Jedi 🖖🏻
Se você ama tecnologia assim como eu, você já deve ter se deparado com alguns tabus. Um em particular é que ninguém gosta de fazer documentação, pois, tem aquela velha desculpa que ninguém lê, mas como é bom testar algumas libs ou frameworks com ReadMe atualizado e com explicação intuitiva.
Então foi ai que eu percebi que o meu professor da pós graduação tinha razão “Difícil é ler o resto está escrito”, hoje antes de deixar o EGO da senioridade me consumir, primeiro eu leio tudo que está escrito a respeito do que eu quero usar.
Isso me possibilita entender como aquilo funciona, e como eu sempre falo “Se você apreende como funciona as regras você brinca com as excessões”. Isso tem me tornado um Jedi na plataforma Outsystems e em outras linguagens de programação, pois, a maioria das pessoas ignora o que é obvio e pensam que só existe um jeito de resolver, enquanto eu faço levitar services, brinco com block e widgets.
E isso tem sido minha jornada de padawan a mestre Jedi, pois, agora além de ler, escrevo, então vamos ao que interessa.
🖖🏻 Be the F1 you must (Ser a Tecla F1 você deve)
Eu não sei como usar todos os componentes do Outsystems UI, e alguns deles me dão algum trabalho, que logo descubro que estou usando de forma errada. Então para isso vou usar como exemplo Carousel, um dos elementos mais difíceis de implementar na mão no universo frontend, devido a quantidade de funcionalidade que você pode abordar. Graça a deus que isso já vem pronto no Outsystems, então vamos lá.
1- Importando o Carousel
Eu tenho toque, então, a primeira coisa que faço quando entro em qualquer module/space é remover Unused Dependences e isso me força a importar apenas aquilo que necessito.
Então no header do dev studio clique no ícone com formato de tomada, para abrir o Manage dependencies.
Com Manage dependencies aberto, pesquise pelo modulo/space Outsystems UI e dentro dele procure por Carousel, marque ele e clique em `Apply`.
2- Verificando o elemento no Interface
Após importar com sucesso as dependências do carousel tecle command + 2 (Mac no meu caso) para ir direto para aba de interface ou apenas clique, caso você não goste de atalhos xD. Pesquise o module/space que do Outsystems UI e dentro dele na arvore procure pelo Carousel.
3- Acessando a documentação as a Jedi
Agora, essa é a melhor parte, a maioria dos componentes do Outsystems UI, eu não sei como implementar, e nem quero saber de cabeça, pois nosso cérebro foi feito para criação e não para retenção. Então clique com botão direito para abrir o menu suspenso e clique em Help with Carousel (Me ajude com Carousel) ou pressione F1.
Será aberto um pop up com os assuntos relacionados ao carousel que no nosso caso é :
1 — Reuse UI, pois se trata de um bloco o que faz sentido.
2 — Carousel, o que queremos um How to (como fazer).
3 — Carousel Reference, um conteúdo mais avançado sobre o carousel.
Clique na 2 opção
Após clicar, seu navegador default abrira uma pagina da documentação que você precisa, monstrando como implementar aquele componente, agora, você simplesmente precisa ler e implementar no seu IDE.
Lembrando que essa opção de help é valido para qualquer elemento da Outsystems, então se você é iniciante e tem varias duvidas basta clica no elemento a qual tem duvida que ele ira te jogar direto para documentação correta. O que te ajuda a pesquisar mais e a fazer perguntas mais assertivas aos seus mestres Jedis da sua empresa.
Conclusão
Ler transforma vidas e programadores sábios, não deixe que o ego da senioridade te afete, pois, no meio de cada documentação sempre existira um tesouro a qual você jamais imaginaria encontrar. Be the F1 you must 🖖🏻⭕️
Não esquece de me ajudar emmm, deixando aquela velha palmilhaaaa 👋🏻 ai do lado. Vlw seus lindos 👊🏻😎