DEPRECATED ⭕️ Outsystems UI componentes sem sofrimento
Para quem atualiza com frequência seu ambiente OutSystems, já teve que lidar muitas vezes com esse lindo e belo aviso de DEPRECATED. Não sei vocês, mas eu gosto de ver como as coisas evoluem e se transforma em diferentes abordagens durante o tempo. Contudo como lidar com essa situação, quando você precisa que tudo fique atualizado para as versões mais novas de forma segura e pratica ?
Horá de refatorar
Primeiro, antes de começar a surtar com milhões de aplicações que estão com componentes em desuso e começar a xingar por não ter um politicas de atualizações bem definidas, lembre-se que tudo acaba bem quando planejamos e organizamos esses tipos de situações.
1 — Verificando a documentação
Para começar , precisamos consultar a documentação e verificar quais componentes precisão de migração e como fazer. Esse conteúdo está disponível nesse link : https://outsystemsui.outsystems.com/OutSystemsUIWebsite/MigrationOverview
Conforme a imagens acima, temos 18 componentes que necessitam de uma atenção especial de migração e são nesses que devemos focar, pois os demais apenas trocamos a referência e vua-lá.
2 — Levantando todas as aplicações que devemos checar
Aqui devemos verificar e levantar todas os nossas aplicações na plataforma, mas de novo, sem pânico, pois DEUS NOSSO SENHOR, É PAI E NÃO PADRASTO. Uma forma simples e fácil de fazer esse levantamento é acessando o Service Center e verificando todos os consumidores do OutSystemUI , conforme imagem abaixo :
Então, agora é copiar todos os consumidores, jogar em um excel, fazer alguns filtros, pois nem tudo precisa ser migrado de uma vez, podemos ir por parte feito jack, OF COURSE !!
3 — Mãos a obra
Agora que já sabemos quais componentes migrar e as aplicações que devemos refatorar, é hora de colocar a mão na massa. Divida essa trabalho entre os times e desenvolvedores e execute os seguintes passos :
Pesquise no Elementos os componentes DECRECATED
Verifique no link da sua Description o Migration Path
Acesse o link do Migration Path e verifique os procedimento de migração
Modifique os elementos DEPRECATED conforme documentação
Conclusão
Assim como Outsystems nos ajuda a desenvolver de forma ágil, porém ele também é capaz de nos ajudar a refatorar nosso código de forma mais assertiva e fluida se tivermos um planejamento correto, de como proceder, pois é fácil se perder no caminho quando temos milhões de aplicações no nosso ambiente.
Eiiiii me ajuda ai vai !? deixa uma palminhaaaa 👋🏻 e clica em seguir para mais conteúdos legais.